terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dicas de Primeiros Socorros

PARADA RESPIRATÓRIA


Quando ocorre a parada respiratória, é necessário que a respiração da vítima seja imediatamente restabelecida. Caso contrário, ela estará sujeita a morte em poucos instantes.

Como detectar: Observar os sinais graves: Se o peito da vítima não se mexer ou se os lábios, face, língua e unhas ficarem azulados, certamente houve parada respiratória.

O que fazer: Aplique respiração de socorro imediatamente.

Como fazer a respiração artificial ou de socorro: Afrouxe roupas, desobstrua a circulação do pescoço, peito e cintura. Desobstrua as vias aéreas (boca ou garganta). Coloque a vítima em uma posição correta. Ritmo: 15 respirações por minuto. Observação importante: ficar atento para reiniciar o processo a qualquer momento, caso seja necessário.

 

PARADA DO CORAÇÃO

Observe os sinais: Ausência de pulso e dos batimentos cardíacos, além de acentuada palidez. Se detectado algum desses sinais a ação deve ser imediata e não será possível esperar o médico para iniciar o atendimento.

O que fazer Aplique a massagem cardíaca externa.

Como fazer a massagem cardíaca: Colocar a vítima deitada de costas em superfície plana e dura. As mãos do atendente de emergência devem sobrepor a metade inferior do esterno. Os dedos ficam abertos sem tocar o tórax. A partir daí deve-se pressionar vigorosamente, abaixando o esterno e comprimindo o coração de encontro a coluna vertebral. Em seguida, descomprima. Repetições: quantas forem necessárias até a recuperação dos batimentos. É recomendável a média de 60 compressões por minuto.

Cuidados: Em jovens a pressão deve ser feita com apenas uma das mãos e em crianças com os dedos. Essa medida evita fraturas ósseas no esterno e costelas. Se houver parada respiratória juntamente com a cardíaca ambas devem ser realizadas, reciprocamente.


ATAQUE CARDÍACO 

 

Observe os sinais e sintomas:  Dor, respiração, suores, vômitos e outros sinais.

O que fazer: Mantenha a pessoa sentada ou deitada, desaperte-lhe as roupas, cubra-o se sentir frio, não tente transportá-lo sem ajuda ou supervisão médica. Somente dê algum medicamento se a vítima se ela já faz uso e costuma tomar em emergências

  

.

TELEFONES ÚTEIS




Corpo de Bombeiros
193 - Atendimento 24 horas por dia.

Polícia Militar
190 - Radiopatrulha, ocorrência de trânsito e policiamento. Atendimento 24 horas por dia.

Pronto Socorro
192 - Pronto socorro policial. Para casos de acidentes ou emergências. Atendimento 24 horas por dia.

Defesa Civil - COMDEC
199 - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil - Recebe denúncias de enchentes, desabamentos, incêndios e alagamentos. Atendimento 24 horas por dia.

DETRAN/MG
194 - Acidentes de Trânsito - Solicitação de perícias. Atendimento 24 horas.



Gusatvo Zanatta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário