terça-feira, 29 de janeiro de 2013

                                     REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente como o "segredo" para eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e do efeito sanfona. Mas você sabe no que consiste esse processo?
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência, nem sempre alimentos saudáveis.


Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, colesterol ou mesmo com o sobrepeso, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada.
Aí é que entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que areeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Mas de maneira geral podemos pontuar algumas atitudes que qualquer pessoa pode adotar para "reeducar" a sua alimentação:
- Beba de 8 a 10 copos de água por dia;
- Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food;
- Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais;
- Inclua alimentos integrais no seu cardápio;
- Evite o consumo de alimentos ricos em gordura como: frituras, carnes gordas, queijos amarelos, manteiga;
- Doces são permitidos, mas esporadicamente e em pequena quantidade;
- Pratique atividade física regularmente.
Agora veja um exemplo de cardápio balanceado para a sua reeducação alimentar:










JAQUELINE MORAES

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013



O que significa então “empreendedorismo sustentável”?
De forma muito simples, significa um fazer acontecer que leve em conta o todo a curto, médio e longo prazos. Por um ângulo, a expressão se contrapõe ao conceito de “empreendedorismo egoísta”, dos que buscam vantagens só para si e muitas vezes a qualquer custo. De outro, a expressão se contrapõe ao conceito de “empreendedorismo não-consciente”, aquele que produz um modo de vida não-sustentável, um jeito de viver destrutivo que gera desequilíbrios de toda natureza.
Neste ponto da reflexão, a questão-chave parece óbvia: de que forma o empreendedorismo sustentável pode ajudar a desenvolver o Brasil? Até que ponto esse conceito é algo fundamental à “gestão estratégica” de nosso país e das comunidades que o compõem?
O que mais precisamos em nosso país é da força do fazer acontecer. Mas de um fazer acontecer consciente. Para isso, primeiro precisamos transmutar a energia desperdiçada (em críticas/análises/diagnósticos, em atividades meio que burocratizam tudo ao nosso redor, em processos para burlar as leis e buscar vantagens para poucos) em energia que leve à sustentabilidade e ao bem comum. Em segundo lugar, precisamos focar toda essa energia nas coisas “certas”…




O Programa Empreendedorismo com Sustentabilidade em que se propõe aprofundar os saberes básicos a respeito da organização de uma empresa por meio de elementos didáticos que podem auxiliar os trabalhadores a compreenderem como podem contribuir com o desenvolvimento sustentável de um negócio a partir de atitudes empreendedoras que produzem ações pautadas nos Princípios da Sustentabilidade (Flexibilidade, Diversidade, Parceria, Reciclagem e Interdependência) apresentados por Capra (1996).
 O Programa Empreendedorismo com Sustentabilidade objetiva auxiliar no desenvolvimento profissional das pessoas que pretendem ingressar no mundo do trabalho ou iniciar o próprio negócio, mas que ainda não possuem conhecimento necessário para atuar e produzir por meio das normas legais. Além de saber como uma empresa funciona, o trabalhador precisa saber como pode colaborar com o desenvolvimento do negócio a partir de suas atividades, para que estas se desenvolvam de forma sustentável.
 Programa Empreendedorismo com Sustentabilidade se desenvolve por meio da valorização da vida das pessoas, ou seja, a preparação para o trabalho, contempla a promoção do desenvolvimento tecnológico e produtivo de nosso país de maneira
que os Princípios da Sustentabilidade tornem-se o meio para que o foco da construção do conhecimento seja a permanente busca pela qualidade de vida do trabalhador, de seus colegas e de sua família.